Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

Prefeitura
Nossa Cidade »
Principal   Nossa Cidade   Conheça Candeias

A ocupação do município surgiu através de incursões por terras devolutas através do qual Domingos Tendais se acamparia nas imediações do morro chamado Três Irmãos, a leste da atual cidade de Candeias, divisa com o município de Camacho, com a finalidade de distribuição de datas mineiras no descoberto de novas minas. Os viajantes levavam dali extravagantes notícias sobre uma árvore de folhas brilhantes, origem do nome do lugar.
Candeias foi realmente povoada no final do século XVIII, quando por estas terras se embreavam os fugitivos do fisco. Na realidade Nossa Senhora das Candeias é citado em vários documentos e petições de cartas de sesmarias, com citações de transitarem por estas terras índios cataguases, bandeirantes, negociadores e tropeiros. Iniciou-se com a construção, em meio a terras doadas por Domingos Tendais em 1787, de uma antiga Capela sobre a proteção de Nossa Senhora das Candeias.
O município de Candeias, na atualidade, pela altitude elevada de suas terras tem se destacado como produtor de cafés finos, sendo esta a principal atividade agrícola do município. Merece destaque também a produção de feijão e milho. A pecuária é outra atividade econômica importante, predominando a pecuária mista (leite e corte). 
A atividade de maior importância social é, sem duvida, o café, grande gerador de empregos, mas em grande parte, sazonais. Na década de 80/90, a atividade mineradora, extração de granitos, foi um dos grandes motivos do crescimento súbito da cidade de Candeias, que veio, com as atividades agropecuárias formar o eixo de sustentação econômica do município. O fluxo migratório de operários nordestinos e o aporte de capital para investimento no setor mudaram o perfil da cidade.
O município tem uma área de 720,67 Km², esta localizado na região Campos das vertentes do Estado de Minas Gerais, é servido pela BR 354 e MG 369 e Rede Ferroviária. Possui altitude entre 800 e 1.100 metros acima do mar e boa precipitação pluviométrica entre 1.300 e 1.400 mm anuais. 
A temperatura média anual é de 20 graus centígrados, e o clima é classificado como subtropical de inverno seco.
A vegetação do Município é constituída de cerrado e campo cerrado, com pequenas manchas de Mata Atlântica. O Solo tem baixa fertilidade natural e alta teor de alumínio. Possui boas qualidades físicas tais como topografia, textura e estrutura. Constituem exceção os terrenos originalmente cobertos pela mata atlântica. De boa fertilidade natural, porém, com topografia acidentada.
A bacia hidrográfica do município é formada, principalmente pelos rios Santana do Jacaré e Formiga, pertencente à Bacia do Rio Grande. Parte do município está coberta pelo Lago de Furnas.

 

 

« voltar

 
LOCALIZAÇÃO:

Praça Achiles Langsdorff, n° 150 - Alto do Cruzeiro
CEP: 37280-000

Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 12:00 as 18:00.
Fone para contato:
(35) 3833-1488
© Copyright Instar - 2006-2018.
Todos os direitos reservados.
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.